Curtiu uma revolução hoje?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ginastica Laboral é só alongamento ???


Segundo MENDES a Ginastica Laboral (G.L) não é tão nova assim.... surgiu em 1925 , como uma ginastica de pausa para operarios, inicialmente na Polonia , depois na Holanda, Russia, Bulgaria, Alemanha oriental e em outros paises , na mesma época .
No Japão , a G.L foi implantada pela primeira vez em 1928 , para os trabalhadores do correio , como ginastica laboral preparatoria ou seja antes do inicio da rotina do trabalho.Lima ressalta que , no mesmo ano , a ginastica foi difundida pela radio(taissô), em comemoração à posse do imperador Hirohito. A G.L foi adotada como pratica diaria por empresas, serviços e escolas, visando a descontração e ao cultivo da saúde.
A definição da G.L ela é aplicada e planejada visando a melhora física /mental dentro do ambiente do trabalho , conhecida por alguns como atividade fisica dentro da empresa, pois ela é alicada durante o expediente e não causa sudorese nem cansaço.Trabalho o cerebro reduzindo o estresse , provoca uma melhora articular objetivando a melhora da flexibilidade e aplicando na flexibilidade.

Mas depois dessa revisão bibliografica , vamos agora ser criticos para o crescimento profissional será que nós profissionais de educação fisica estamos aplicando a ginastica laboral de forma correta?? segundo MENDES ela deve ser muito bem planejada ... e variada será que essas duas palavras estão sendo respeitadas?? Creio eu que não , pois não haveria motivo para escrever em meu Blog essa critica ...
A verdade que a G.L tem sido algo muito mau planejado não por todos e sim por alguns profissionais que ''apenas'' utilizam da flexibilidade como cargo chefe.
O principal objetivo dessa modalidade de Ginastica é fazer uma Ruptura da monotonia será que apenas a periodização(Se é que ela existe) em prol da melhora da Flexibilidade é suficiente?? Na minha opinião de estudante que objetiva o estudo e pratica nessa area creio que não. Acima de tudo tem que haver a introdução do lazer nessas atividades...Quanto quais seriam cabe a cada profissional e a realidade da empresa.

Obrigado

Tiago Pereira .

Nenhum comentário:

Postar um comentário