Curtiu uma revolução hoje?

sábado, 2 de abril de 2011

Como anda seu Sono?



O sono é  um estado comportamental, ativamente gerado por regiões especifica do cérebro, e que até hoje é um ''enigma'' biológico  que inúmeras teorias tentam explicar.Quando nos direcionamos para os conceitos básicos, o sono é importante na restauração de processos  químicos e físicos deteriorizados durante a vigília(durante o dia) ; também age sobre a  restauração tanto da sensibilidade  quanto  do equilíbrio natural e a conservação de energia.Outras teorias abordam a importância do sono em termos de adaptação, consolidação da memória, integridade neuronal e sináptica Portanto  o  sono pode causar dois tipos de efeitos fisiológicos: o primeiro sobre o próprio sistema nervoso central (SNC) e o segundo sobre os outros sistemas corporais, o sono é classificado através de parâmetros eletrográficos (EEG, EOG, EMG) estrutura mínima  da polissonografia, estrutura essa utilizada para medir o nível do sono dos indivíduos. 


O sono é dividido em Vigília (Alerta- Tranqüila), sono NREM dividido em estágios 1,2,3 e 4 e sono REM. Não vou explicar cada fase do sono detalhadamente, pois  não há necessidade. Pois o foco do Blog ‘’Revolução de Bem-Estar’’ é a promoção desta . Tenho percebido durante anos, na minha curta vida acadêmica a desvalorização do aspecto sono, tanto em  colegas meus  do curso no qual estou me graduando quanto a  estudantes  em geral da universidade na qual desenvolvo meus conhecimentos .A ausência de sono ,é algo comum  em função dos compromissos que estes devem desempenhar  aliado a períodos extensos e horas na biblioteca da universidade,  buscando a melhora principalmente  do coeficiente de rendimento e atingindo metas rígidas de produtividade , típico do sistema no qual estamos inseridos.
O criado do Blog ‘’Revolução de Bem-Estar’’ sugere para aqueles que não seguem uma rotina mínima de sono ,  que possam iniciar ou alterar a partir de algumas atitudes mínimas para melhorar a qualidade do sono , formando gradativamente hábitos importantes como: dormir em ambientes escuros e silenciosos, , evitar o calor e o frio excessivo no quarto , não dormir com fome, evitar grandes refeições  que dificultam a digestão e não ingerir bebidas alcoólicas e claro praticar exercícios regularmente , logicamente próximos aos momentos que antecedem o sono,  denominamos como a ‘’higiene do sono’’. Nada de fragmentar, ou privar  seu tempo para o sono,   pois compromete negativamente o desempenho nas tarefas cognitivas envolvendo memória, aprendizagem, raciocínio  lógico , cálculos aritméticos , reconhecimento de padrões, processos verbais complexos e poder de decisão .Os distúrbios correlacionados podem piorar a situação do individuo ,em déficit com seu sono e prejudicar seriamente seu bem-estar ,  atuando na parte mental deste além de provocar uma considerável produção no ambiente laboral ou na vida acadêmica .
O sono dos seres humanos segue um ritmo circadiano (Alterações nos sistemas fisiológicos tais como: temperatura do nosso corpo, níveis de hormônio, etc.) nos sistema fisiológico no ciclo sono- vigília  com um período de aproximadamente 8 horas de sono alternado com 16 horas de vigília alerta durante o dia.
A partir dessas informações você consegue analisar seu nível de sono e determinar quantas horas você dorme por dia?A falta de sono altera sua produtividade do dia? Você dorme cedo durante a semana

Deixo essas perguntas para meus leitores....Continuaremos revolucionando o Bem-Estar dos nossos leitores!!
 Att,


Tiago  Gonçalves Pereira   

P.S:
Para aqueles que desejarem sanar  dúvidas relacionadas ao Bem-Estar envie email para tiagopereira1989@gmail.com , e terei prazer em revolucionar seu Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário