Curtiu uma revolução hoje?

sábado, 28 de abril de 2012

A Medicina Preventiva e a Qualidade de Vida



A Medicina Preventiva e a Qualidade de Vida
      A Medicina é formalmente dividida em 3 áreas. A Medicina Curativa, esta que todos conhecemos subdivida em 53 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia, Psiquiatria, entre outros.) ainda que nem sempre seja possível a cura cabe a esta área a atenuação do desconforto promovido por uma enfermidade Medicina Paliativa).Outro campo, não menos vasto e de singular importância é a Medicina Normativa, que procura estabelecer uma ordem legal através do que existe na interface da Ciência e ética, do Direito e da Medicina. É formada por médicos especializados em Medicina Legal, Peritos Médicos e por Médicos com funções variadas nos Conselhos Regionais e Federal de Medicina.
         A Medicina Preventiva por sua vez responde através de medidas institucionais (Vacinações, Saneamento básico, informações para a população sobre moléstias e como evitá--las etc.e medidas individuais com orientação médica (por exemplo: abandono do tabagismo e do álcool, abandono do de sedentarismo, orientações dietéticas, controle do peso, atividade física regular e orientações na alimentação) a fim de evitar surgimento de moléstias e epidemias.







          Prevenir doenças, evitar agravos e desta forma diminuir a demanda em hospitais, na medicina curativa são alguns dos objetivos da medicina preventiva, uma área que já é especialidade médica no Brasil. No entanto o assunto ainda é novo para a maioria das pessoas, e pouco conhecido. Os benefícios da prevenção e  melhora da qualidade de vida da população, Mas esses só podem ser sentidos em longo prazo.Na Medicina Preventiva, é necessário cuidar da própria saúde, aumentando a qualidade de vida,, diminuindo a incidência de internações e desonerando os gastos com tratamentos corretivos. É por isso que tanto as operadoras como as administradoras de benefícios têm investido cada vez mais em medicina preventiva junto aos seus segurados, com programas de prevenção  e qualidade de vida que vão de doenças crônicas (diabetes e cardiovasculares) até obesidade. Nela, não  se busca tratar apenas a população mais suscetível a doenças crônicas( que normalmente estão entre os de faixa etária mais avançada). Ela também atinge as faixas mais novas, onde se busca fazer o trabalho de formação de hábitos saudáveis, como o da boa alimentação e exercício físico, promovendo e desenvolvendo a saúde em todas as faixas.




Os programas de prevenção mais comuns são voltados às doenças crônicas, mas já há ampliação de campanhas de ergonomia (adaptação das condições de trabalho ao indivíduo) e obesidade infantil, e o público principal ainda são os segurados de planos coletivos empresariais, objetivando divulgar os benefícios financeiros e sobre a Qualidade de Vida da População. Creio que em cerca de 5 a 10 anos, uma pessoa com o hábito de se exercitar frequentemente poderá receber uma avaliação positiva das seguradoras, e assim contratar uma apólice com desconto,creio que as operadora diferenciarão os prêmios e apolices de pessoas sedentárias e não sedentárias”, visto que em outros países isso já  e algo corriqueirono Brasil temos um fato impeditivo que é a Lei.

Essa mudan
ça seria um dos grandes incentivos a uma vida saudável!

 Revolucione...

Tiago Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário