Curtiu uma revolução hoje?

domingo, 24 de março de 2013

SUPLEMENTAÇÃO:POST BOMBA



SUPLEMENTAÇÃO: POST BOMBA


    Tenho certeza que durante toda sua vida, você em algum momento ouvirá ou fará uso da suplementação, uma simples palavra que poderia ser apenas mais uma dentre várias utilizadas no ambiente de academia e fora dele, mas infelizmente o seu uso tem sido feito de forma descriminada e longe das palavras nutricionista e dieta.




         Os prejuízos a saúde de quem faz uso sem indicação medica/nutricional pode ter problemas no fígado, nos rins e no coração. Ferro demais, por exemplo, pode se depositar nas artérias e causar cansaço. Muita vitamina C é capaz de aumentar o risco de pedras nos rins. E, no fígado, pode haver um acúmulo de gordura. 


Claro que o que a ciência demonstra não agrada em nada os responsáveis pela produção e venda desses suplementos nas seis categorias diferentes divididos pela ANVISA:

Hidroeletrolíticos (isotônicos, que hidratam as células)
Energéticos (basicamente carboidratos, como maltodextrina, em géis, pó ou suco)
Suplementos de proteínas (barrinhas de proteínas e gorduras para recuperação pós-treino), 
Produtos para substituição parcial de refeições (shakes ou pós capazes de suprir eventuais   necessidades de proteínas, carboidratos e gorduras)
Complementos de creatina (proteína para liberação rápida de energia em atividades de alta intensidade, como atletismo e natação) 
Bebidas com cafeína (energéticos e estimulantes).


      Hoje em dia, é muito comum e na minha humilde e nada romântica opinião diria fundamental para as pessoas que buscam um aumento de massa muscular consistente e/ou   melhorar  consideravelmente a sua performance durante o treino,nesses tempos de atletas amadores mas não conseguem equilibrar a balança calórica, quase inevitavelmente adotam algum tipo de suplemento nutricional na sua dieta,infelizmente a sugestão quase sempre surge do Educador Físico/Preparador Físico responsável pelo ''atleta'',sendo que em sua maioria as pessoas  conhecem pouco sobre o  uso e seguem as orientações dadas por outros  profissionais,ao invés de seguir a  nutricionista, afinal são pessoas leigas  e que desconhecem os riscos do uso indiscriminados desses suplementos alimentares.


      Vale ressaltar que há uma grande diferença entre freqüentadores de academia e atletas, cuja a intensidade e a freqüência do treino são superiores a aqueles que malham cerca de duas horas diárias. Outro aspecto a se considerar, é que a maioria dos indivíduos ao utilizar suplemento nutricional seguem a orientação de administração repassada pelo fabricante, como se todos as pessoas fossem portadores do mesmo perfil nutricional e da mesma balança energético. Porém cada organismo possui uma individualidade bioquímica que deve ser respeita, por isso também o perigo de seguir dietas da moda ou dietas vinculadas em revistas, que em sua maioria focam apenas calorias, o que não é seguro, tal como atualmente treinos oferecidos por revistas especializadas, afinal foram criadas com o objetivo de atingir um grande grupo de pessoas.

       A suplementação segura é  aquela que respeita os níveis máximos e seguros  de determinados nutrientes para uma população especifica, estabelecido pelas DRIs (Dietary Reference Intakes). O profissional Nutricionista orientará a utilização de suplementos com base no diagnóstico nutricional e as necessidades individuais de cada indivíduo,após intenso estudo e pesquisa das suas reais necessidades nutricionais reais e objetivos, prevalecendo sempre  o bom senso e uma possível reeducação alimentar, afim de otimizar o seu estado nutricional  sempre satisfatório e continuo, por meio de um alimentação compacta, tornando a suplementação uma alternativa para suprir suas reais carências.
Por estes motivos mencionados acima, vale ressaltar que a busca por uma alimentação saudável, seguida de maneira  contínua e prolongada, possibilitará que o indivíduo atenda as suas necessidades de vitaminas e minerais, mantendo as reservas de macronutrientes (substâncias calóricas) e micronutrientes (substâncias com funções metabólicas) adequadas, mesmo que possa proporcionar um meio mais econômico, sabe-se que em geral estes suplementos alimentares  são caros apesar dos bons resultados, mas vale lembrar que há uma preocupação em relação ao cliente tanto no aspecto de resultados quanto no aspecto de saúde, portanto vale o bom-senso e uma discussão saudável de ambos
      Assim, se optar pela suplementação  na sua ingesta diária ou durante os dias de prática esportiva, deverá ser feito através de um acompanhamento com profissional  Nutricionista para a  revalidação do período de administração, assim como os dados clínicos, o estado nutricional e de todo plano alimentar  já prescrito.

    Aos meus colegas lembrem-se prescrever e sugerir suplementos é como exercer medicina ilegalmente, não somos nutricionistas.
Aos meus colegas Nutricionistas trabalhem em cima dos objetivos dos seus clientes, equilibrando saúde e resultados.

Depois desse Post, irei procurar novamente ajuda nutricional para potencializar meus resultados!


Valeu pessoal, uma honra!!


Tiago Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário